sexta-feira, 21 de julho de 2017

Figuras de papel, tapioca e violeiros são as atrações do ‘Museu Vivo’ deste domingo (23)

Eunice Coppi entre suas obras na exposição temporária
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A artista Eunice Coppi, mineira de Sabará, é um dos destaques deste domingo (23) de mais uma edição do Projeto Museu Vivo. Será uma oportunidade de o público conhecer Eunice e acompanhar como a artista cria suas obras – figuras feitas de papel e goma (de polvilho azedo), pintadas com tinta látex e verniz. Boa parte delas, inclusive, pode ser vista na exposição temporária ‘Meu mundo é de papel’, que ficará montada até o final do mês no Museu do Folclore.

As figuras da artista retratam personagens e objetos do tempo da sua infância e das manifestações folclóricas que acompanhou durante o tempo que frequentou o Projeto Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde aprendeu a técnica de empapelamento para fazer os conhecidos bonecões. Eunice faz estas figuras há mais de 20 anos. Ela mora em São José dos Campos há mais de 40 anos, é casada e tem três filhos.

Zefa, como é conhecida
Outra participante da programação é a cearense Josefa Vieira Gomes (Zefa, como é chamada pelos amigos), que vai mostrar, de acordo com sua sabedoria popular, como faz tapioca. Zefa mora em São José dos Campos há 36 anos e conta que aprendeu a fazer a iguaria ainda na roça, de onde saiu aos 12 anos de idade, para morar na cidade. “Meu pai era agricultor e muito do que sei fazer hoje aprendi na roça”, diz ela.


Para completar a atividade, os irmãos baianos Olavo José de Almeida e Daniel José de Almeida, que formam a dupla de violeiros Danilo e Daniel, vão mostrar porque o gosto pela música vem do tempo em que eles ainda eram pequenos. “Naquela época nós ouvíamos nosso pai tocar viola e também acompanhávamos os programas de rádio, foi assim que sonhamos um dia tocarmos juntos”, contam eles.

A dupla de violeiros Danilo e Daniel
Foto: Chico Abelha
As demonstrações desses detentores do saber acontecerão na área externa do Museu do Folclore, das 14h às 17h, e são abertas ao público. O Projeto Museu Vivo, desenvolvido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318