quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Museu do Folclore reúne 12 Folias de Reis no final de janeiro para 21ª Chegada das Bandeiras

Chegada das Bandeiras deste ano deve reunir 12 Folias de Reis
Foto: Paulo Amaral/FCCR
O Museu do Folclore de São José dos Campos reúne no dia 28 de janeiro (domingo), a partir das 9h, 12 Folias de Reis do município e região. Elas participam da 21ª Chegada das Bandeiras, manifestação folclórica aberta ao público, que marca o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio do museu.

O encontro desses grupos acontece há mais de vinte anos no Museu do Folclore, que mantém em sua exposição permanente, na Sala Festas, vários objetos utilizados por Folias de Reis. A existência desses grupos e suas manifestações no Vale do Paraíba demonstram o quanto a cultura popular está presente na região.

Confira as folias participantes

São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jardim Satélite), Folia de Reis São Vicente de Paula (Vila São Geraldo), Folia de Reis Estrela de Belém (Jardim Telespark), Folia de Reis de Santana (Santana), Cia. dos Três Reis Estrela do Oriente (Vila Terezinha), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha (Buquirinha).

São José do Barreiro: Folia de Reis Sertão da Onça. Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento. Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente e Folia de Reis Nossa Senhora do Guadalupe. Caçapava: Folia de Reis da Paróquia da N.S. da Boa Esperança.

Celebração religiosa

A programação também prevê a realização, às 11h, de uma celebração religiosa, seguida de benção das bandeiras, pelo diácono Oscar Ivo, da Paróquia de Santana. O encerramento das atividades deve acontecer por volta das 16h. Até o final do mês o presépio pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos finais de semana, das 14h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354