quinta-feira, 12 de abril de 2018

Moçambique Esperança, de Monteiro Lobato, é destaque do 'Museu Vivo' deste domingo (15)

Grupo Moçambique Esperança, durante manifestação
Nas festas em homenagem a São Benedito, realizadas no Vale do Paraíba, nos meses de abril e maio, sempre está presente uma das manifestações mais conhecidas entre os devotos, o Moçambique. Neste domingo (15), ele será o destaque do 'Museu Vivo' do Museu do Folclore de São José dos Campos. A atividade é aberta ao público e acontece das 14h às 17h, na área externa do museu.

Manuel dos Santos é o mestre do grupo
O grupo convidado é de Monteiro Lobato, Moçambique Esperança, comandado pelo mestre Manuel dos Santos Almeida, de 62 anos. O público poderá acompanhar a maneira como o grupo se manifesta, a música que embala os passos e os instrumentos e apetrechos utilizados pelos seus integrantes.

Sobre o grupo, Manuel conta que ele foi formado em 1997, ano em que seu pai deixou de comandar o grupo Moçambique Pedra Branca. "Eu já acompanhava meu pai e quando o grupo acabou formei outro aqui na Vila Esperança". A devoção à São Benedito e Nossa Senhora Aparecida é a principal razão dele dar continuidade ao grupo de Moçambique, mas reconhece que estar junto com os amigos lhe traz muita alegria e diversão.

Maria Luiza vai fazer doce de mamão
Na culinária, quem vai mostrar os seus saberes é a joseense Maria Luiza da Cruz, que fará doce de mamão. Maria Luiza nasceu na zona rural e mora na periferia de São José, conservando o modo de vida da sua infância, criando galinhas, usando o pilão, o fogão de lenha, receitas antigas e fazendo também todo tipo de artesanato em taquara.

O Projeto Museu Vivo acontece aos domingos à tarde e é uma das muitas atividades do Museu do Folclore, que tem sua gestão compartilhada entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana
(12) 3924-7318