domingo, 3 de junho de 2018

CECP participa de Seminário de Meio Ambiente realizado pela Fundhas, nesta segunda-feira (4)

Alunos da EE Prof. Valmar Lourenço conhecem a Fazendinha
O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) é uma das instituições participantes do Seminário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Vale do Paraíba, que acontece nesta segunda-feira (4), na abertura da Semana do Meio Ambiente realizada pela Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas).

A instituição estará representada pela historiadora Maria Siqueira Santos, que coordenou o Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido pelo CECP entre 2015 e 2017, com patrocínio da Petrobras. Ela falará sobre duas experiências desenvolvidas na área socioambiental com moradores do bairro Campos de São José (região leste).

Uma das experiências diz respeito à conscientização da comunidade em relação à uma Área de Proteção Permanente (APA) existente no bairro, que depois de receber melhorias, passou a ser preservada com o plantio de árvores nativas. O local foi batizado pelos moradores de ‘Fazendinha’ e até hoje recebe cuidados.

A outra experiência envolveu alunos da EE Prof. Valmar Lourenço, que foram convidados a conhecer o bairro onde moram com um olhar diferente, de curiosidade, de questionamento, reparando a interação entre a natureza, o meio urbano e a sociedade. Ações que ajudaram os alunos a entender melhor as pessoas e o local onde moram.

“A oportunidade de podermos mostrar o quanto o cidadão pode contribuir para melhorar a sua qualidade de vida e da comunidade onde está inserido, a partir das suas ações, é muito importante. São experiências gratificantes que queremos dividir com as pessoas e nada melhor do que fazer isto durante este seminário”, ressaltou Maria Siqueira.

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, criada em abril de 1999. A instituição atua na área da cultura popular, principalmente na região do Vale do Paraíba, onde desenvolve projetos próprios e em parceria com o poder público e a iniciativa privada.