sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CECP vence edital da Fundação Cultural e fará gestão do Museu do Folclore por mais dois anos

Fachada do Museu do Folclore no Parque da Cidade
Foto: Adenir Britto
O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) foi confirmado, nesta semana, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, como a instituição que fará a gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos nos próximos dois anos (confira o termo de homologação). A seleção ocorreu por meio de edital de chamamento público, lançado pela Fundação Cultural em junho. 

De acordo com a nova legislação, que rege as relações do poder público com instituições do terceiro setor, um termo de colaboração entre as partes deve ser assinado em setembro, quando o CECP iniciará um novo período de gestão. Esta é a segunda vez que a instituição vence edital com esta finalidade.

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em abril de 1999, com sede em São José dos Campos. A instituição tem como finalidade estudar, pesquisar, difundir, valorizar e estimular todos os patrimônios, material e imaterial, e toda expressão da cultura popular.  

Perfil

O Museu do Folclore de São José dos Campos funciona no Parque da Cidade e tem mais de 30 anos de existência, tendo sido criado pela Fundação Cultural após proposta feita pela extinta Comissão de Folclore. Atualmente, mantém aberta ao público a exposição de longa duração ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’.

O funcionamento atual é de terça a sábado, das 9h às 17h. Com a nova gestão do CECP, o horário deverá voltar para o período de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h. Além da exposição, outros programas e projetos também devem ser retomados pela instituição.