quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Museu do Folclore retoma neste domingo (13) as atividades do programa Museu Vivo

Tiãozinho é um dos fazedores que participará do Museu Vivo deste domingo
Foto: Fábio Bueno
O Museu do Folclore de São José dos Campos retoma, neste domingo (13), as atividades do programa Museu Vivo, que permite a representantes da cultura popular regional mostrarem seus saberes e fazeres nas áreas de artesanato, culinária e música. Esta é a primeira edição do ano do programa, que acontece sempre aos domingos à tarde, entre 14h e 17h, na área externa do museu. O encontro é aberto ao público.  

Um dos participantes, na área da música, é Sebastião Manoel de Oliveira (o Tiãozinho), 65 anos, que mora no Bosque dos Eucaliptos. Nascido em São José do Barreiro, no Vale do Paraíba, Sebastião veio para São José dos Campos em 1973, para trabalhar na antiga Tecelagem Parahyba. O gosto pela música sertaneja surgiu na cidade natal, na roça, onde aprendeu a cantar, estimulado pelo pai e pelo irmão. Ele chegou a formar o Trio Brasil Sertanejo e gravar um CD.

Na área do artesanato, quem vai mostrar o seu saber na produção de peças em bisqui é Rosilene Ribeiro Vitorino, 56 anos, moradora do Campos de São José. Ela é mineira de Passa Quatro e veio morar em São José dos Campos há 16 anos, quando ficou viúva, e passou a vender o seu trabalho para ter uma pequena renda. O bisqui é o resultado de uma mistura de diferentes produtos, que permite a modelagem de várias peças artesanais.

A paulista de 63 anos Lúcia Serafim Ângelo, de Paulo de Faria (próximo a São José do Rio Preto), também mora no Campos de São José, e vai fazer arroz doce no domingo. Ela conta que aprendeu a fazer a iguaria com a sua mãe. “Nós morávamos no sítio e lembro que minha mãe fazia o arroz doce como sobremesa, em dias que havia mutirão para consertar alguma coisa. Já era costume”, destaca.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318 / www.museudofolclore.org