terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

CECP aprova projeto junto à Secretaria de Cultura para modernizar acervo do museu

Visitantes observam 'Casa da Farinha' na Sala das Tecnologias
O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) conseguiu aprovar no final do ano passado, junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo estadual, projeto de modernização do acervo do Museu do Folclore de São José dos Campos, que está sob sua gestão. A aprovação se deu por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), que prevê o repasse de recursos financeiros para execução do projeto, no prazo de dez meses.

Um dos principais pontos da proposta aprovada está relacionado ao atendimento na exposição de longa duração do museu, que passará a contar com audioguias (em português, inglês e espanhol) e um vídeo narrado em Libras, destinado especialmente para pessoas com deficiência auditiva e visual.

A modernização também chegará à biblioteca do museu (especializada em cultura popular), que terá novo mobiliário, computadores e livros. Além disso, 93 vídeos do seu arquivo (todos ligados à cultura popular) serão editados para posterior veiculação no site e redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram) do museu.  

História

O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987, atendendo sugestão da extinta Comissão Municipal de Folclore. Doze anos depois, a gestão do museu passou a ser feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CEPC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999.

Entre outros projetos, a instituição é responsável pela montagem da atual exposição de longa duração do museu e pela criação da biblioteca especializada em cultura popular, que recebeu o nome da folclorista, pesquisadora e escritora Maria Amália Correa Giffone, que doou todo seu acervo particular ao espaço.

Acervo

A biblioteca possui um acervo com mais de dois mil livros especializados, hemeroteca, CDs e discos em vinil de ritmos populares, periódicos e vídeos de manifestações folclóricas da região. Entre seus títulos é possível encontrar todas as 25 edições da Coleção Cadernos de Folclore, publicação que resulta de parceria entre o CECP e a Função Cultural para divulgação de pesquisas na área da cultura popular.

A exposição do Museu do Folclore pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Já a biblioteca, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para empréstimos de livros, CDs e DVDs, é necessário fazer um cadastro, com apresentação de um documento com foto.

Centro de Estudos da Cultura Popular
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e 3924-7354