terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Museu do Folclore encerra Ciclo de Natal com a realização de dois eventos virtuais no sábado

Folia de Reis participa da Chegada das Bandeiras no Museu do Folclore
Foto:
Paulo Amaral

O fechamento do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, que marca o encerramento do Ciclo de Natal, no final de janeiro, não terá a tradicional Chegada das Bandeiras, em razão das recomendações sanitárias para evitar o contágio da Covid-19. O encontro já acontece há 23 anos no Museu do Folclore, reunindo várias Folias de Reis da região. Em janeiro do ano passado, 13 grupos marcaram presença.

Por esta razão e visando destacar a presença das Folias de Reis durante as manifestações do Ciclo de Natal e homenagear os devotos de Santos Reis (dia 6 de janeiro), o Museu do Folclore (que segue fechado desde março de 2020) realizará dois eventos virtuais no próximo sábado (9): abertura de uma exposição fotográfica, seguida de bate-papo; e lançamento de um documentário.  

O Ciclo de Natal no Museu do Folclore teve início no dia 12 de dezembro com a abertura do presépio que, em razão das restrições sanitárias, pode ser apreciado apenas pelas janelas do local onde está exposto. A montagem, desta vez, ficou por conta da mineira Ana Rosa dos Santos e o seu trabalho pode ser visto até o final de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 14h.

Exposição fotográfica

O primeiro evento virtual será realizado às 16h, com transmissão pelo Facebook do museu, e marcará a abertura de uma exposição fotográfica temporária, intitulada ‘A estrela que move o Vale’. A mostra terá imagens das Folias de Reis que, anualmente, participam do Ciclo de Natal. As fotos são de autoria do fotógrafo Paulo Amaral.

A abertura da exposição ocorrerá em meio a um bate-papo sobre o Ciclo de Natal no Museu do Folclore e a participação das Folias de Reis na manifestação. Participarão do bate-papo a folclorista Angela Savastano, a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, e os convidados Jaime Bento Maciel e João Augusto Ferreira, respectivamente, mestre e contramestre da Cia. de Reis Esplendor do Oriente (SJC).

A mediação do bate-papo ficará a cargo da pesquisadora Tiane Tessaroto, que também fez a edição e a narração do documentário.

Documentário

O lançamento do documentário, intitulado ‘Folias de Reis do Vale do Paraíba – Cantoria e Devoção’, acontece às 19h, pelo canal do museu no Youtube. O vídeo reúne imagens, em vídeo e fotos, de manifestações realizadas em anos anteriores, além de depoimentos de mestres de Folias de Reis, da senhora Ana Rosa e da folclorista Angela Savastano, do Museu do Folclore.

Gestão

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore, tem procurado amenizar o impacto da pandemia nas atividades diárias, com a realização de diferentes encontros virtuais. O Museu do Folclore está fechado para visitação desde março de 2020.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org