sábado, 25 de junho de 2022

Projeto Balaio Galeria quer receber sugestões da comunidade de novos artistas e artesãos

Eunice Coppi trabalho em seu ateliê montado em sua casa

O Museu do Folclore de São José dos Campos quer agregar novos integrantes ao projeto Balaio Galeria no mês de julho e espera contar com a colaboração da comunidade para isso. Hoje, o projeto reúne 14 artistas e artesãs que desenvolvem cinco tipos de artes e artesanatos (figuras de barro, bordado, crochê, empapelamento e fuxico).

Os perfis desses integrantes e detalhes dos trabalhos produzidos estão concentrados em um site próprio, que também oferece o contato telefônico e as redes sociais de cada artista e artesã, a fim de viabilizar o interesse de compra de algum produto ou de alguém querendo conhecer mais de perto as obras.

 

“O Balaio Galeria está em constante construção e novos integrantes serão incluídos nos próximos meses. Queremos contar com a colaboração da população, que poderá fazer sugestões por meio do site do projeto, no item contatos”, explica a pesquisadora Renata Sparapan, que coordena o trabalho. 

 

O projeto foi criado para dar visibilidade às sabedorias que se manifestam em expressões artísticas e nos fazeres artesanais de grupos e pessoas. Sua proposta é valorizar e fomentar a arte e artesanato sob a ótica da cultura popular, por meio de conteúdos e ações que visam promover a salvaguarda e autonomia de quem faz arte.

 

Participantes

 

Figureiras: Maria José de Oliveira, Tina Lemos e Núcleo Familiar Lili Figureira Também faz parte deste grupo a Casa do Figureiro (Taubaté).

Bordado: Therezinha Mariano

Empapelamento: Eunice Coppi.

Crochê: Ana Canuto, Cidinha Cursino, Edlayne Carvalho, Gislane Mendes, Keila Martins, Lídia Pires e Marly Ribeiro Santos Silveira.

Fuxico: Ana Aparecida e Cidinha Cursino.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 / www.museudofolclore.org / www.balaiogaleria.com