PÁGINAS

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Feira de Saberes e Fazeres do Projeto Ecomuseu integra 10ª Primavera de Museus

Integrantes do projeto participam da Feira de Saberes e Fazeres
A realização da Feira de Saberes e Fazeres deste sábado (24), do Projeto Ecomuseu Campos de São José, tem uma dupla importância. Promovida mensalmente pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), em parceria com moradores que fazem parte do projeto, a feira integra a programação da 10ª Primavera de Museus, atividade realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que este ano tem como tema ‘Museus, Memórias e Economia da Cultura’.

A gestora do projeto, Maria Siqueira Santos, destaca que o um dos objetivos do Projeto Ecomuseu está ligado à economia da cultura, proposto no tema da 10ª Primavera de Museus. “Procuramos mostrar aos participantes do projeto que, além da importância do patrimônio cultural contido no artesanato feito por eles, há um valor comercial que pode ser trabalhado e até ser encarado como uma fonte de renda”.

Além de poderem expor e vender produtos artesanais que produzem, os moradores aproveitam a feira para trocar saberes entre si e com os visitantes. “É um momento que aproveitamos para ensinar e aprender, onde um vai descobrindo o conhecimento do outro, além de resgatar o que estava esquecido em cada um”, ressalta a moradora Josefa Vieira Gomes (51 anos), que participa da feira expondo peças em bordado, tricô, crochê e tapetes de tiras de tecidos.

Para o jovem Patrick Ferreira Davies (21 anos), a feira também é um momento de confraternização entre os moradores. “Tem pessoas que passaram a participar do projeto por conta da feira. Vieram, gostaram e agora já fazem parte do grupo”, diz ele. Patrick faz artesanato indígena e acha que, além de integrar as pessoas, “a feira é uma boa maneira de dar visibilidade ao Projeto do Ecomuseu”.

O Projeto Ecomuseu Campos de São José é desenvolvido pelo CECP deste março de 2015, com patrocínio da Petrobras e Governo Federal. Conta ainda com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Museu do Folclore de São José dos Campos, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional de Folclore.


A feira acontece no Parque Alambari (Avenida Antônio da Costa Nunes, s/nº, Campos de São José), das 10h às 14h e é aberta ao público. Mais informações pelo telefone (12) 99633-5597 ou pelo site www.ecomuseusjc.blogspot.com.br