Alunos passam pelo portal da Praça dos Saberes |
Começa nesta terça-feira (9), a programação especial para o Mês do Folclore, que acontece no Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), até o dia 2 de setembro. As atividades serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 17h, e conta com a organização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
Até o dia 5 de agosto 10.890 alunos do ensino infantil (1.977), fundamental e médio (8.913), de escolas públicas e particulares do município, haviam sido inscritos. Ainda há vagas para estudantes do ensino fundamental e médio. O agendamento pode ser feito pelo telefone (12) 3924-7318.
Programação: Neste ano, a programação contará, mais uma vez, com a participação de escolas do município, porém com o apoio do projeto MudaMundo, da Petrobrás, que ajudou a fazer com que alunos, professores e pais de alunos participassem de forma mais efetiva da ação. As quatro escolas municipais que realizaram o projeto foram: Maria Amélia Wakamatsu, do Campos de São José, Sonia Maria da Silva, do Parque Novo Horizonte, Leonor Pereira Nunes Galvão, da Vila Industrial e Fundhas Embraer, do Putim.
Os alunos pesquisaram e vivenciaram experiências inusitadas sobre o folclore, sendo que tudo isso foi registrado em vídeo e ainda será feito uma exposição, durante o mês. A proposta do MudaMundo é itinerar com essa exposição e apresentar o vídeo em outras escolas do município.
Por idade: Na primeira semana do mês de agosto, de 9 a 12, a atenção será para os alunos do ensino infantil (2 a 6 anos de idade). Eles visitarão a exposição permanente do Museu do Folclore - Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional - e logo em seguida vão para a Praça dos Saberes, onde os fazedores do saber fazer estarão à espera dos pequenos que aprenderão a fazer brinquedos que representam a cultura popular (catavento, roda de fogo e capucheta), além de degustarem algodão doce.
Nas três semanas seguintes, de 16 de agosto a 2 de setembro, será a vez dos alunos do ensino fundamental e médio (acima de 7 anos). Além da exposição do museu, eles também poderão apreciar uma outra exposição e um vídeo dos trabalhos realizados pelas quatro escolas citadas acima, com foco para a cultura popular. Já na Praça dos Saberes, o folclore vem em forma de expressões teatrais, músicas do lúdico infantil, aspectos da culinária, brincadeiras, ofícios, arte e artesanato.
Serviço: Museu do Folclore – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: (12) 3924-7354 ou 3924-7318.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCCR