terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quase oito mil alunos de escolas públicas e privadas participam do ‘Mês do Folclore’

Alunos visitam exposição permanente
Ao final de mais uma programação especial do Mês do Folclore, o Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), contabilizou, em 16 dias de atividades, a participação de 7.739 alunos de escolas da rede pública e privada (educação infantil, ensino fundamental e médio) de São José dos Campos.

Este número também inclui integrantes e alunos do Programa Curumim do Sesc/SJC, da Associação Ágape para Educação Especial de São José, da Legião da Boa Vontade (LBV) e da EMEF Barão de Jacareí. Um grupo de 160 idosos, da Casa do Idoso da Prefeitura, também visitou o Museu do Folclore durante a programação especial.  

'Fazedor' ensina sua técnica aos alunos
As atividades aconteceram na área interna e externa do Museu do Folclore, no Parque da Cidade, no período de 9 de agosto a 2 de setembro (de manhã e à tarde) e foram coordenadas pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Além de visita à exposição de longa duração do museu, Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional, os alunos participaram de atividades na ‘Praça dos Saberes’ (área externa), onde fizeram contato com diferentes ‘fazedores do saber’, representantes da cultura popular da comunidade.
Projeto MudaMundo
Trabalhos das escolas foram expostos
Os alunos ainda puderam apreciar uma exposição e um vídeo sobre os trabalhos desenvolvidos por quatro escolas municipais participantes do Projeto MudaMundo, da Petrobras, com quem o CECP firmou parceria: Maria Amélia Wakamatsu (Campos de São José), Sonia Maria da Silva (Parque Novo Horizonte), Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial) e Fundhas Embraer (Putim).

Por este projeto, professores, estudantes e pais de alunos tomaram conhecimento da importância do exercício da cidadania e o quanto o folclore está presente na vida de cada um, seja na família, na escola ou na comunidade. Foram horas de reuniões de conscientização, depoimentos, gravações, fotos e trabalhos realizados. A exposição sobre o projeto vai percorrer as escolas participantes até o dia 30 de setembro. 

Ao todo, trabalharam no atendimento diário dos estudantes uma equipe de 40 pessoas, entre funcionários da FCCR, do CECP, monitores, ‘fazedores’ e pessoal de apoio. O transporte dos alunos até o Museu do Folclore foi realizado pelas próprias escolas participantes.