Alunos participam do plantio de mudas de árvores |
Cerca de 150 crianças das escolas municipais Dosulina Chenque de Andrade e Vera Babo de Oliveira participaram quarta-feira (21) do lançamento de um dos bosques do Programa Museu da Flora Nativa. A cerimônia foi realizada em uma Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Jaguari, no Jardim Altos de Santana, região norte.
As crianças participaram do plantio das primeiras 52 das 410 espécies que vão compor o museu, que trará um resgate histórico e ambiental da mata atlântica e do cerrado, originária da região do Vale do Paraíba. Algumas dessas espécies estão ameaçadas de extinção.
A inauguração do Museu da Flora Nativa coincidiu com uma data importante, o Dia da Árvore, em um ano também significativo, pois 2011 foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o 'Ano Internacional de Preservação das Florestas'.
Os museus da flora nativa vão constituir recantos que oferecerão lazer com educação ambiental, onde poderão ser realizadas coleta de sementes de espécies raras e pesquisas científicas. As árvores do museu serão catalogadas e georeferenciadas para compor um banco de dados contendo nome científico, nome popular e outras informações importantes, que serão disponibilizadas pela internet à população.
Serão implantados sete Museus da Flora Nativa, beneficiando todas as regiões da cidade. Os museus estão sendo iniciados na Avenida Shishima Hifumi - Urbanova (Região Oeste); Avenida Altos do Rio Doce - Altos de Santana (Região Norte); Área de Preservação Permanente do Rio Pararangaba - Jardim Califórnia.
Os próximos bosques serão implantados no Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá (Região Leste) e nas regiões Central e Sul.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos
Foto: Charles de Moura/PMSJC