quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CECP pretende implantar na cidade primeiro ecomuseu do Estado de São Paulo

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), de São José dos Campos, pretende desenvolver a partir de 2012 um processo de formação do primeiro ecomuseu do Estado de São Paulo. Um projeto sobre o assunto está sendo analisado pelas comissões da Lei de Incentivo Fiscal (LIF) à cultura, sob coordenação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Segundo explica a cientista social Angela Savastano, presidente do CECP, “diferente de um museu tradicional, o ecomuseu é resultado de uma ação museológica consciente da própria comunidade, que tem por objetivo desenvolver e aprimorar a sua cidadania, a partir da valorização da história local e do seu patrimônio natural e cultural”.

A proposta amplia a atuação do CECP neste sentido, que já coordena o projeto ‘Museu Vivo’, do Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e considerado pela Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) uma ação de ecomuseu, ao lado de outras iniciativas desenvolvidas em onze estados.

Aumentar o conhecimento

Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, a presidente do CECP participa de 30 de outubro a 3 de novembro no Museu Comunitário Treze de Maio, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, da II Jornadas Formação em Museologia Comunitária 2011.

Entre seus objetivos, o encontro pretende reunir comunidades e profissionais envolvidos em processos museológicos de ecomuseus, museus comunitários e outros, para a reflexão sobre suas metodologias e abordagens específicas e a contribuição que esses museus podem dar à sociedade por meio da participação comunitária.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Museu Comunitário Treze de Maio de Santa Maria; com apoio da Prefeitura de Santa Maria, Unión de Museos Comunitários de Oaxaca (México) e Ecomuseu de Itaipu (PR).

Serviço: Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade. Tel.: 3924-7318.