O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) realiza neste sábado (12), às 14 horas, uma reunião com mestres de dez Folias de Reis de São José dos Campos, para identificar o grupo que participará da abertura do presépio, no dia 11 de dezembro, no Parque da Cidade; e discutir detalhes da Chegada das Bandeiras, prevista para janeiro de 2012.
A montagem do presépio faz parte das atividades anuais do Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Sua abertura marcará o início das comemorações do Ciclo de Natal, período que vai de dezembro a janeiro. Nestes dois meses, ele ficará aberto para visitação da comunidade na área externa do museu.
Ciclo de Natal
O Ciclo de Natal se caracteriza por diversas manifestações da cultura popular e as Folias – grupos de devotos de Santos Reis – visitam presépios montados em casas, igrejas, praças e outros locais, cantando em louvor ao Menino Jesus. Ao som de viola, rabeca, caixa e pandeiro, a cantoria é acompanhada pela dança do ‘palhaço’ ou ‘marungo’, personagem que integra a Folia.
A abertura do presépio do Museu do Folclore contará com a presença de uma (ou mais) Folia de Reis, além de devotos e outras pessoas da comunidade. A atividade faz parte do programa Museu Vivo, que tem como objetivo possibilitar expressões espontâneas da cultura popular.
No Vale do Paraíba, montar presépios com imagens de madeira, barro ou plástico, em tamanhos diversos, é um costume observado nas igrejas e nos lares cristãos, seja por tradição familiar ou por ser uma expressão da cultura natalina. O espírito natalino, nesta época do ano, também pode ser identificado na decoração das ruas, na troca de presentes, cartões e votos de boas festas.
Serviço: Museu do Folclore da FCCR – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.