segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bloco Pirô-Piraquara abre Carnaval 2012, com um novo trajeto. Confira e participe!

Desfile do Bloco Pirô-Piraquara realizado ano passado
O Bloco Pirô-Piraquara, do Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), abre o Carnaval 2012 de São José dos Campos no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 18 horas. O bloco, este ano, fará um novo trajeto, saindo da Praça Afonso Pena (concentração) e terminando na Praça Nenê Cursino (dispersão), na Vila Maria. A intenção é reunir um maior número de foliões.

Pelo novo percurso, o bloco se concentrará na Praça Afonso Pena e seguirá pelas ruas Quinze de Novembro, Sebastião Humel, Francisco Rafael e Avenida 23 de Maio, até chegar à Praça Nenê Cursino. No ano passado, os foliões desfilaram só pelo centro da cidade, saindo da Rua Salgado Filho e terminando na Praça da Matriz.

A participação no bloco e no desfile é aberta a crianças e adultos, sem limite de idade. A ordem é se divertir e deixar a criatividade fluir. Alguns foliões já confirmaram os temas das suas fantasias: ‘Abobrinha na TV’, ‘Rio Sujo’, ‘Boi sem febre aftosa’ e ‘Pipa sem cerol’. O desfile será animado pelas tradicionais marchinhas de Carnaval, que serão tocadas por músicos da Banda de Santana, Nilton Blau, Kardec Gonzaga e Roberto Varela. 

Entre as marchinhas, está o 'Hino do Pirô-Piraquara', de autoria de Nilton Blau, com arranjo do maestro George Floriano. Confira aqui a letra e a música do hino.

E quem quiser aprender a fazer fantasias, máscaras e adereços para o Carnaval, pode comparecer ao ateliê da FCCR e participar de oficinas gratuitamente. Elas acontecem das 9h às 21h30. Quem desejar pode emprestar uma fantasia ou ‘conduzir’ um bonecão. A reserva dever ser feita no ateliê do grupo e retirada no Espaço Mário Covas, no dia do desfile, a partir das 16 horas. 

O Grupo Piraquara passou a ser coordenado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e, consequentemente, o trabalho atual do Pirô-Piraquara também. O bloco abre o Carnaval joseense há 24 anos. 

Serviço: Ateliê da FCCR – Rua Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Santana. Espaço Mário Covas – Praça Afonso Pena, 29, Centro. Informações: 3924-7357.