Crianças participam da oficina de empapelamento no ateliê |
As oficinas acontecem no ateliê da FCCR, das 9h às 21h30, e no sábado, dia 11, das 14h às 20h. Para participar não há limite de idade, não é preciso conhecer a área e nem se inscrever. O que vale é a criatividade.
O empapelamento é o processo de revestimento de moldes, feitos, por exemplo, de argila ou barro cru, utilizando papel-jornal e goma para criação de adereços, máscaras e bonecões. Trata-se de uma técnica popular e seu emprego é simples e de grande suporte para criação.
As produções de máscaras e de bonecões fazem parte das atividades do Grupo Piraquara, que agora está sendo gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e poderão ser usadas no desfile do bloco Pirô-Piraquara, que abre o Carnaval de São José no dia 16 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Praça Afonso Pena.
Novo percurso
O percurso deste ano do bloco Pirô-Piraquara terá concentração na Praça Afonso Pena, com o desfile seguindo em direção à Praça Nenê Cursino, na Vila Maria, onde haverá a dispersão. Os foliões passarão pela Rua XV de Novembro, Rua Sebastião Humel, Rua Francisco Rafael, Rua Carvalho de Araújo, Avenida 23 de Maio e Praça Nenê Cursino.
Serviço: Ateliê (sede da FCCR) – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade. Informações: 3924-7357.