sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Grupo Piraquara realiza workshop sobre o Carnaval

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), realizam nesta sexta-feira (3), a partir das 18h30, um workshop sobre o Carnaval, com o folclorista Robson Santos e a bailarina e musicista Eugênia Nóbrega (irmã de Antônio Nóbrega). A atividade faz parte do processo de reestruturação do Grupo Piraquara da FCCR, agora sob coordenação do CECP.

O workshop é gratuito e dirigido à artistas, dançarinos e estudiosos da cultura popular, mas também está aberto a interessados. Não é preciso se inscrever para participar. A parte teórica (conteúdo sobre o Carnaval) do workshop será realizada no auditório da FCCR e a prática no Centro Cultural Clemente Gomes, ambos localizados junto à sede da entidade, no Parque da Cidade.

Segundo a presidente do CECP, Angela Savastano, “a realização do workshop visa dar subsídios de estudo sobre o Carnaval para o grupo que está sendo formado nesta reestruturação do Piraquara e também a outras pessoas interessadas da comunidade”. Ela adianta que “durante o ano outros workshops serão realizados, sempre sobre temas específicos”.

A reestruturação do Grupo Piraquara prevê, também, a realização de pesquisas sobre as manifestações espontâneas da cultura popular joseense, oficinas, ações educativas e ensaios abertos de música, dança e teatro, tendo como conceito principal a utilização das linguagens do folclore.

“Somadas a estes workshops, todas estas ações culminarão na realização de uma grande apresentação no final do ano. É importante conhecer e estudar as manifestações populares, pois o objetivo do grupo é formar, informar e divulgar o folclore”, ressalta Angela Savastano.

A princípio, a proposta de reestruturação do Grupo Piraquara prevê o desenvolvimento de quatro ciclos de estudos e atividades durante o ano: Carnaval, Quaresma, Junino e Natalino. “Aos poucos nós vamos discutindo esta proposta com os participantes e, se for necessário, poderemos fazer adaptações e mudanças”, explica a presidente do CECP.

Para participar do Grupo Piraquara basta ser interessado por cultura popular e comparecer às reuniões que estão sendo realizadas na sede da FCCR. A coordenada dos trabalhos, Flávia Diamante, explica que “a participação neste momento é fundamental para o trabalho de reestruturação que estamos desenvolvendo, tanto por parte de quem já fazia parte do grupo como de novos componentes”.

Serviço: Grupo Piraquara – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7357.