Angela Savastano conversa com professores no lado externo do museu |
“O Museu do Folclore representa um enriquecimento curricular muito grande para nós professores e o suporte que poderemos ter da equipe técnica será essencial para o trabalho em sala de aula”. A declaração é da professora Joseane Amâncio Pinto, da rede de ensino municipal da Prefeitura de São José. “Eu já conhecia o museu, mas esta é a primeira vez que o visito profissionalmente”, ressaltou Joseane.
Assim como ela, a professora Ana Cláudia de Moura Becker, que também esteve visitando o Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), na manhã desta quinta-feira (16), já esteve no museu outras vezes. “A visita ao Museu do Folclore é sempre muito proveitosa, pois seu acervo é rico em mostrar os nossos costumes. Com certeza vou aproveitar muito da sua estrutura com os meus alunos”, declarou Ana Cláudia.
Ana Cláudia |
Joseane |
As duas educadoras fazem parte de um grupo de 107 novas professoras da Prefeitura que participam do Programa de Integração realizado pela Secretaria de Administração, em parceria com a Secretaria de Educação. Na chegada tiveram uma conversa com a presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), Angela Savastano. A organização social é responsável pela administração do museu, em parceria com a FCCR.
Angela Savastano destacou a importância da visita. “Esta é uma boa oportunidade para falarmos do trabalho e do acervo do Museu do Folclore e o quanto esta estrutura e conhecimento podem ajudar o professor no seu dia a dia em sala de aula”. Ao longo da conversa ela respondeu a vários questionamentos, que demonstraram o interesse natural do grupo pelo que estavam conhecendo.
O grupo é formado por professores de São José dos Campos e de outras cidades do Vale do Paraíba. A integração do grupo é de quatro dias, num total de 24 horas. Além do museu, eles também estão visitando outras dependências da prefeitura, da Secretaria de Educação e algumas escolas da região leste da cidade.
Serviço: Museu do Folclore da FCCR – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.