quinta-feira, 26 de abril de 2012

‘Museu Vivo’ deste domingo (29) tem doce de leite, ponto cruz e música sertaneja

A dupla sertaneja Dalvito e Simonito
Na culinária doce de leite, no artesanato bordado em ponto cruz e na música o estilo sertanejo. Estes são os ‘saberes’ que o Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), coloca à disposição da comunidade neste domingo (29), no Parque da Cidade, por meio de mais uma vivência do Projeto Museu Vivo, que acontece das 14h às 17h. As atividades são gratuitas e acontecem na área externa do Museu do Folclore.

Desta vez, o conhecimento e a experiência nestas três áreas serão demonstrados por dona Sofia de Faria Ramos (Altos de Santana), na culinária, dona Neuza Aparecida Martins das Neves (Santana), no artesanato, e a dupla Dalvito e Simonito, na música sertaneja (Altos de Santana). Todos eles são considerados ‘mestres do saber’ da cultura popular e participam do projeto para poderem transmitir o seu conhecimento.

O Projeto Museu Vivo, desenvolvido desde 1998, é pioneiro na valorização do patrimônio imaterial da região, onde os mestres da cultural popular demonstram aos visitantes, de forma espontânea, seus conhecimentos e explicam como aprenderam as técnicas que desenvolvem.

Serviço: Museu do Folclore – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

RECEITA DO DOCE DE LEITE
Dona Sofia de Faria Ramos
(Altos de Santana)
Ingredientes: 1 litro de leite pasteurizado, 1 kg de açúcar (de boa qualidade).

Modo de Fazer: coloque o leite e o açúcar numa panela, leve ao fogo e deixe ferver, sempre mexendo para que o leite não suba e não grude no fundo. Quando começar a aparecer o fundo da panela, desligue o fogo e bata bem o doce, até esbranquiçar. Coloque numa assadeira e quando estiver morno, corte em quadradinhos.