quinta-feira, 13 de junho de 2013

Museu do Folclore terá programação especial no período de 20 de agosto a 14 de setembro

Encontro aconteceu no espaço do Grupo Piraquara
A programação do Mês do Folclore (agosto) deste ano, que vem sendo preparada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), acontece no período de 20 de agosto a 14 de setembro, tendo o circo como tema central. O público-alvo são os alunos de escolas públicas e privadas de educação infantil e dos ensinos fundamental e médio de São José dos Campos e algumas cidades da região.

A data de realização foi confirmada na última terça-feira (11), durante encontro com dez artistas circenses da cidade, oportunidade em que a proposta foi apresentada e debatida. Uma nova reunião foi marcada para o dia 25 de junho, quando a programação deverá ser definida. Após esta data, o Museu do Folclore iniciará o processo de inscrição das escolas interessadas em participar das atividades.

A expectativa do Museu do Folclore é que os artistas apresentem sugestões e participem da execução das atividades. “O grupo recebeu muito bem a proposta do tema e chegou a adiantar algumas idéias. Posso dizer que o resultado do encontro foi bastante produtivo”, enfatizou a cientista social Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Atividades

Todas as atividades que estão sendo pensadas acontecerão na área externa do Museu do Folclore. “A idéia inicial é criar um cenário o mais próximo possível de um circo de verdade, onde os alunos tenham contato com os artistas circenses e conheçam os seus saberes. Não será uma oficina ou apresentação, mas uma troca de conhecimento desta atividade, que tem suas características ligadas à cultura popular pela sua espontaneidade”, ressalta Angela Savastano.

O tema deste ano, além de passar a informação sobre esta sabedoria, também valoriza as profissões e os profissionais que se manifestam por meio da atividade circense. Ainda hoje muitos artistas de circo mostram experiências absorvidas de forma espontânea e passadas de geração em geração.

Serviço: Museu do Folclore – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.