sexta-feira, 2 de maio de 2014

‘Museu Vivo’ deste domingo (4) dá início às manifestações do Ciclo Junino. Prestigie!

Minuano (à direita) e Havaí
O Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), inicia neste domingo (4), por meio do Projeto Museu Vivo, uma série de manifestações da cultura popular que marcam o Ciclo Junino. As atividades são abertas ao público e realizadas aos domingos, das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore; e vão reunir durante os meses de maio, julho e julho diferentes ‘fazedores’ nas áreas de artesanato, culinária e música.

Neste domingo a ‘fazedora’ Regina Célia vai mostrar seus ‘saberes’ em fazer balões e bandeirinhas de festa junina. A tradição dos balões na Festa de São João nasceu em Portugal e está associada às fogueiras. Na cidade do Porto, soltavam-se cinco balões para anunciar o início da festividade.

No campo da culinária, Gioconda Narezi dividirá seus conhecimentos sobre como produzir um delicioso bolo de fubá. Feito de farinha fina e milho moído, essa é uma iguaria típica, consumida tradicionalmente durante a festa junina.

A dupla Minuano (Benedito Moreira) e Havaí (José Ramos) vai tocar músicas sertanejas tradicionais. Benedito Moreira é violeiro e seus amigos o apelidaram de Minuano, nome de um refrigerante à base de limão que ele gostava muito de tomar, no Rio Grande do Sul, onde foi criado. Mineiro de Brasópolis e empreiteiro de profissão, há oito anos Benedito formou dupla com o amigo José Ramos, funcionário da Prefeitura de São José dos Campos.

O Museu do Folclore funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.