terça-feira, 3 de junho de 2014

Ciclo de estudos propõe uma reflexão sobre a cultura tradicional no contexto contemporâneo

Alberto Ikeda é um dos palestrantes
'Cultura Tradicional e Contemporaneidade' é o tema do ciclo de estudos que será realizado nos dias 14 (sábado), 16 (segunda) e 17 (terça) de junho, nos períodos da manhã e da tarde, no auditório Elmano Ferreira Veloso e no Centro Cultural Clemente Gomes, espaços da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

A programação prevê uma jornada com palestras, vivências, apresentações de música e dança da cultural tradicional; além de um curso sobre culturas populares e políticas públicas. Todas as atividades são gratuitas e voltadas a estudantes de arte, pesquisadores de cultura popular e interessados.

A proposta é promover uma reflexão sobre as culturas tradicionais no contexto contemporâneo, abordando questões como preservação, renovação, trocas e influências mútuas em diferentes expressões artísticas e práticas culturais, assim como as práticas nas políticas públicas.

Inscrições

As inscrições são necessárias tanto para a jornada como para o curso e devem ser feitas pelos telefones da Oficina Cultural Altino Bondesan: (12) 3923-4860 ou (12) 3942-3687. Mais informações podem ser obtidas por e-mail (inscricoesocr@gmail.com) ou pelo facebook (www.facebook.com/ocaltinobondesan).

A realização do ciclo é um esforço conjunto da Oficina Cultural Altino Bondesan, Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), Museu do Folclore de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura Municipal; com apoio da Fundação Cultural de Jacareí e Secretaria de Cultura de Guaratinguetá.

Confira a programação

Jornada: Cultura Tradicional e Contemporaneidade
Dia 14 (sábado): Atividade aberta.

- Cortejo de abertura, 10h: ‘A lenda da Cobra Grande’, com o Grupo Batucaia, de Jacareí.

- Palestra, 11h: ‘Paulistas: de Sons, Ritos e Festas’, com Alberto T. Ikeda.

Neste encontro, cujo formato mescla palestra tradicional e vivência de dança e música, o professor Alberto T. Ikeda falará sobre as expressões da cultura tradicional popular paulista, centrada em aspectos históricos e sociológicos da formação e dinâmica da cultura caipira; e demonstrará os ritmos populares utilizando viola caipira, cavaquinho e instrumentos de percussão.

Alberto T. Ikeda é professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e pesquisador de cultura e música popular brasileira desde a década de 1970. Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), autor de livros, artigos e ensaios sobre música e cultura popular brasileira, publicados no Brasil, Alemanha, Itália, Japão e Chile. Realiza consultorias para instituições públicas e privadas, como o Ministério da Cultural, secretarias de cultura, Sesc e Petrobras.

O grupo Mistura da Raça participa de uma vivência de Jongo
Foto: Ciete Silvério
- Vivência de Jongo, 14h: com os grupos Quilombolas do Tamandaré, de Guaratinguetá, e Mistura da Raça, de São José dos Campos.

- Palestra, 15h: ‘Culturas Populares e Tradicionais, Seus Mestres e Formas de Expressão no Contexto Escolar’, com Marcelo Manzatti.

Mestres de conhecimento da cultura popular são pessoas dotadas de saberes relacionados às tradições ancestrais que formam a diversidade da cultura brasileira. Inseri-los no processo de aprendizado formal é muito importante pela diversidade de saberes que dominam, mas é preciso atenção aos cuidados pedagógicos necessários que os professores devem ter ao promover essa inserção.

Marcelo Manzatti, mestre em Antropologia, é membro da coordenação do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Preside também o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, é moderador da Rede das Culturas Populares e Tradicionais e coordena a Comissão Brasiliense de Folclore.

- Show de Encerramento, 17h: Mestre Lumumba e banda Omo Ylu, de São Luiz do Paraitinga.

Curso: Culturas Populares e Políticas Públicas
Dia 16 (segunda): 9h às 13h e 14h às 18h
Dia 17 (terça): 9h às 13h
Coordenação: Marcelo Manzatti

O curso abordará os conceitos de políticas públicas, cultura, culturas populares, povos e comunidades tradicionais, mestres dos saberes e patrimônio imaterial; os marcos históricos das políticas públicas de cultura no Brasil, os movimentos sociais de luta pela proteção e promoção das culturas populares e tradicionais e as ações afins no Estado de São Paulo.

Auditório Elmano Ferreira Veloso da FCC e Centro Cultural Clemente Gomes: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana.