quinta-feira, 5 de maio de 2016

Museu do Folclore realiza três importantes atividades durante o mês de maio. Confira!

Carlos Rodrigues Brandão vai conduzir o curso 
O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza no dia 13 deste mês, o curso ‘Cultura Popular e Educação’, com o professor e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão (veja perfil abaixo). O encontro acontecerá no auditório da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30. O curso é gratuito e dirigido, principalmente, a educadores, profissionais e estudiosos da cultura popular.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do museu (www.museudofolclore.org) até o dia 11 de maio.

Carlos Rodrigues Brandão é, atualmente, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua principalmente nas áreas de educação, educação popular, cultura e religião. É graduado em psicologia, mestre em antropologia e doutor em ciências sociais.

O professor também é autor do 19º volume da Coleção Cadernos de Folclore, publicação editada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil responsável pela gestão do Museu do Folclore. Esta e outras 15 obras de sua autoria podem ser encontradas na biblioteca do museu.

Leia aqui alguns textos de autoria do professor Brandão.

Lançamento de novo projeto

Alunos vão conhecer novos elementos
da natureza no Parque da Cidade
O curso também marcará o lançamento de um novo projeto do Museu do Folclore, ‘Sabedoria Popular: Um Sopro da Natureza’, destinado a alunos de 8 a 12 anos de idade de escolas públicas e privadas da região. Por meio de atividades desenvolvidas no Parque da Cidade, os alunos conhecerão elementos da natureza que fazem parte da cultura popular, nas áreas de medicina e culinária, arte e artesanato e ofícios. As visitas serão realizadas em quatro etapas, num período de um mês.

“O projeto visa proporcionar aos alunos experiências práticas, sensoriais, reflexivas e afetivas sobre folclore e cultura popular, utilizando como instrumento de mediação a exposição permanente do Museu do Folclore e, principalmente, o Parque da Cidade e seu acervo natural de plantas, árvores, frutos e sementes. A ideia é que as experiências estimulem o diálogo sobre os saberes populares desenvolvidos a partir da vivência, observação do meio e a transmissão oral”.

As escolas interessadas em participar do novo projeto já podem fazer inscrições pelo telefone 3924-7354.

14ª Semana Nacional de Museus

O novo projeto registra a participação do Museu do Folclore na 14ª Semana Nacional de Museus, de 17 a 20 de maio, com o tema ‘Museu e Paisagens Culturais’. A semana é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e este ano contará com a participação de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras, que promoverão cerca de 3.700 diferentes atividades. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). 

Auditório da FCCR: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-73128.