sexta-feira, 13 de maio de 2016

‘Museu Vivo’ deste domingo (15) mostra um pouco mais da sabedoria popular da região

Pedro Galvão na loja oficina onde desenvolve sua criatividade
Bolo de milho, brinquedos feitos de lata e música sertaneja. Estes são os saberes populares que o Museu do Folclore de São José dos Campos estará mostrando ao público neste domingo (15), das 14h às 17h, durante a realização do Projeto Museu Vivo. Para esta edição foram convidados Ana Rosa dos Santos (culinária), Pedro Galvão de Moura (artesanato) e a dupla de violeiros Valdir Evaristo da Silva (Neno Brasil) e Paulo Bernardo.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e do Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). A atividade é realizada aos domingos à tarde pelo menos duas vezes por mês, na área externa do Museu do Folclore, e é aberta à participação do público.

Culinária

Ana Rosa vai fazer bolho de milho neste domingo
Ana Rosa dos Santos mora no bairro São Dimas em São José e nasceu em Sapucaí Mirim (MG). Durante o Museu Vivo vai mostrar como faz bolo de milho. Ela conta que cresceu na roça e sempre acompanhou a mãe na cozinha, onde foi aprendendo a fazer as coisas só de olhar. O que mais gosta de fazer são doces, como o de casca de laranja, de mamão e o bolho de milho. Diz que apesar de não usar mais o fogão de lenha, adaptou as receitas para não perder “aquele toquei da tradição caipira”.

Artesanato

As panelinhas, por onde tudo começou
Pedro Galvão de Moura nasceu em São Luiz do Paraitinga (SP) e mora atualmente na Vila Maria, onde mantém uma loja e oficina de brinquedos e utensílios em miniatura, todos feitos de lata. Uma atividade que só começou a praticar depois de adulto, quando ganhou de sua esposa uma panela de pressão em miniatura e resolveu fazer uma igual, de lata. E não parou mais. Pedro possui grande habilidade manual e muita criatividade que, segundo ele, “não tem limites”.  

Música

A dupla de violeiros Neno Brasil e Paulo Bernardo 
A música vai ficar por conta da dupla de violeiros Neno Brasil (Valdir Evaristo da Silva) e Paulo Bernardo, que moram em São José dos Campos. Valdir é de Presidente Alves (SP) e além de cantor e compositor sertanejo é chefe de cozinha. Já Bernardo é de Pindamonhangaba (SP) e divide o tempo de violeiro com a profissão de mecânico de manutenção.

Valdir conta que desde criança brincava de ser cantor e agora é apaixonado pela música sertaneja. A dupla com Bernardo surgiu depois de conhecer o seu trabalho num encontro de violeiros. Bernardo diz que Valdir é um grande amigo e o inspirou a se aprofundar na música sertaneja.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.