terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Museu do Folclore disponibiliza 24º volume da Coleção Cadernos do Folclore na biblioteca

O autor Américo Pellegrini autografa livro
para Jubel Cardoso (ex-presidente do CECP)
Foto: Paulo Amaral/FCCR
O livro ‘Carapicuíba – Uma Aldeia Mameluca’, 24º volume da Coleção Cadernos de Folclore, já está à disposição de educadores, pesquisadores, estudiosos da cultura popular e interessados na biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos. A publicação também será enviada à bibliotecas do município, de outras regiões do Brasil e à instituições que atuam na área da cultura popular.

A obra, de autoria do professor e jornalista Américo Pellegrini Filho, foi lançada no último dia 14 de dezembro no Museu Municipal de São José dos Campos. Antes disso, no dia 7, o autor fez um pré-lançamento do livro na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).


O lançamento contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre elas o historiador Arnaldo Akira Umeda, gestor do Museu Municipal (representando o presidente da FCCR, Alcemir Palma), a folclorista Angela Savastano, presidente do CEPC, e três ex-presidentes da FCCR, Yolanda Borghoff, Fátima Manfredini e Antonia Varotto.

A partir da esqueira, as ex-presidentes da FCCR, Antonia Varotto,
Fátima Manfredini e Yolanda Borgoff. Ao lado delas a administradora
Dóris Bonini e a presidente do CECP, Angela Savastano
Foto: Ricardo Savastano
Pedro Luiz Pellegrini (primo do autor) e sua esposa,
Maria Lucia Pellegrini prestigiam o lançamento 
Foto: Ricardo Savastano
A cantora Marli Portela e a violeira Miriam cantam uma
Roda de Santa Cruz em homenagem ao autor
Foto: Ricardo Savastano
A artesão Tina Lemos presenteis o
autor com um dos seus trabalhos
Foto: Ricardo Savastano

Para o professor Américo Pellegrini, a obra tem uma importância muito grande, pois possibilita a divulgação do seu trabalho de conclusão de doutorado em Ciências da Comunicação, realizado na ECA/USP há um bom tempo. “Eu só tenho a agradecer à FCCR e ao CECP por terem possibilitado a publicação dessa pesquisa”, disse Américo Pellegrini.

Angela Savastano ressaltou que, com o lançamento de mais um volume da Coleção Cadernos do Folclore, “o CECP cumpre seu papel como instituição incentivadora do estudo do folclore e da cultura popular”.

A Coleção Cadernos de Folclore é produzida anualmente desde 1986 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana, Parque da Cidade. Informações: 3924-7318.