quarta-feira, 21 de março de 2018

Alunos do Centro de Pesquisa do Sesc SP visitam o Museu do Folclore dia 24 de março

Vista parcial da Sala das Tecnologias da exposição permanente 
Foto: Adenir Britto
Um grupo de 35 alunos, do curso em gestão cultural do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, visitará o Museu do Folclore de São José dos Campos no próximo sábado (24). O objetivo é conhecer a exposição ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’ e a maneira como o Museu do Folclore trabalha com esse patrimônio, especialmente na área da arte e do artesanato.

Além da equipe de especialistas do museu, os alunos também poderão manter contato e interagir com alguns ‘detentores do saber’ da região, da mesma forma como acontece durante as edições do Programa Museu Vivo, realizado pelo Museu do Folclore aos domingos à tarde, com este mesmo objetivo.

O grupo estará acompanhado do professor Ricardo Lima, doutor em antropologia, pesquisador de arte, artesanato e cultura popular. Um dia antes, em São Paulo, Ricardo Lima abordará em sua aula temas relacionados à produção, venda e diferenças entre arte popular e artesanato.

O curso em gestão cultural, oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, é dirigido à qualificação de gestores culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Experiência acumulada

Angela Savastano recepcionará os alunos
A visita dos alunos ao Museu do Folclore deverá ocorrer a partir das 14h30. Eles serão recepcionados pela cientista social e folclorista Angela Savastano, uma das principais responsáveis pela criação do Museu do Folclore. 

“É uma satisfação poder receber estes alunos e dividir com eles a experiência que acumulamos estes anos todos”, enfatiza a folclorista.

Atualmente, Angela Savastano é vice-presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos responsável pela gestão compartilhada do Museu do Folclore, ao lado da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, autarquia ligada à Prefeitura de São José.

Museu do Folclore de São José dos Campos
Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana
(12) 3924-7318 ou www.museudofolclore.org