segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Fundação Cultural começa a discutir a adoção de um Sistema Municipal de Museus

Museu Municipal, no centro da cidade, recebe visitantes
Foto: Paulo Amaral/FCCR 
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo começou a discutir, no último dia 6 (terça-feira), a implantação de um Sistema Municipal de Museus, envolvendo os gestores dos quatro museus públicos da cidade (Museu Municipal, Museu do Folclore, Museu de Arte Sacra e Museu de Esportes). Este é o primeiro de outros encontros que serão realizados para discutir o assunto e o próximo está previsto para o dia 4 de dezembro.

A tônica dessa primeira reunião girou em torno da economia que pode ser gerada a partir da unificação de alguns serviços comuns a todos os museus, como catalogação de acervos, material de divulgação, museologia, conservação, restauro e cursos técnicos para as equipes. Também foi discutida a criação de projetos voltados para públicos especiais, com a contração, por exemplo, de um serviço de tradução em Libras.

Hoje, cada museu trabalha de forma individual, visando encontrar soluções para suas necessidades e demandas. Com a adoção de um sistema unificado, a Fundação Cultural também quer dar mais eficiência aos serviços executados e de atendimento ao público visitante de cada unidade.

Dos quatro museus públicos, apenas o Museu do Folclore (cultura popular) tem sua gestão feita por uma organização da sociedade civil, o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Os museus Municipal (artes plásticas) e de Arte Sacra são geridos diretamente pela Fundação Cultural e o Museu de Esportes pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Quinto museu público

No último dia 9, a Prefeitura de São José entregou à população o quinto museu público da cidade, o Museu Interativo de Ciências, na Vila Industrial (região leste), batizado de ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho.

O novo museu segue o formato do projeto Catavento, de São Paulo, e possui mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes. A gestão é feita pela Secretaria de Educação e Cidadania, que também será convidada a participar das próximas reuniões.

Endereços

Museu Municipal de SJC 
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Terça a sexta, 9h às 18h, sábados, 9h às 13h
(12) 3921-7587 – www.fccr.sp.gov.br 

Museu de Arte Sacra de SJC
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro
Terça a sexta, 9h às 17h, sábados, 9h às 14h
(12) 3921-7226 – www.fccr.sp.gov.br   

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
Terça a sexta, 9h às 17h, sábados e domingos, 14h às 17h
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org 

Museu de Esportes
Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340

Estádio Martins Pereira (Portão 2) – Jardim Jussara

Segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 16h


Museu Interativo de Ciências 
Rua Felício Savastano, s/n/º – Vila Industrial

Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 16h30 (escolas); e sábado, 9h às 13h (1 kg de alimento não perecível, para doação ao Fundo Social de Solidariedade)

(12) 3901-2000