quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CECP inicia pesquisa de campo no Carnaval, para produção de dossiê do Samba de Bumbo

Imagem do evento carnavalesco 'Grito da Noite',
tradicional em Santana do Parnaíba
O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, inicia neste mês, durante o Carnaval, uma pesquisa de campo sobre a manifestação popular Samba de Bumbo, também chamada de Samba Rural Paulista.

A pesquisa, de caráter histórico e etnográfico, é uma das principais etapas para a elaboração de um dossiê sobre este bem cultural e embasará a continuidade do processo de instrução para registro da manifestação como patrimônio imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O trabalho começará pela cidade de Santana do Parnaíba, localizada na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo, onde acontece o ‘Grito da Noite’, tradicional evento carnavalesco que conta com a presença de blocos de Samba de Bumbo.

Grupos

A pesquisa será direcionada, inicialmente, a 17 grupos já identificados preliminarmente em São Paulo (4), Santana de Parnaíba (5), Pirapora do Bom Jesus (2), Campinas, Embu das Artes, Mauá, Piracicaba, Quadra e Vinhedo. O trabalho consistirá na realização de entrevistas com representantes de cada grupo, registros fotográficos e audiovisuais, mapa georreferenciado, produção de textos e vídeos.

O grupo de profissionais do CECP será formado por uma pesquisadora coordenadora, um pesquisador historiador, um pesquisador antropólogo, duas auxiliares de pesquisa, um fotógrafo, um cinegrafista e uma auxiliar administrativo. O trabalho também contará com a parceria da Unicamp, por meio dos professores Antônio Augusto Arantes e a professora Suzel Ana Reily, além de alunos de graduação, pós-graduação e recém-formados.

Dossiê

O dossiê será composto por um texto central acompanhado de fotografias, produzido a partir da pesquisa de campo, apresentando um estudo abrangente de caráter histórico e etnográfico sobre o Samba de Bumbo. O documento terá ainda um mapa de base cartográfica, indicando a localização dos grupos detentores do Samba de Bumbo no estado de São Paulo e as festas representativas.

Também serão feitas 170 fotografias digitais em alta resolução de todos os grupos pesquisados, um documentário de curta duração (15 a 20 minutos) e outro de longa duração (40 a 50 minutos). “O dossiê é uma etapa importante para o reconhecimento dessa manifestação como patrimônio cultural imaterial brasileiro”, afirma o historiador Fábio Bueno, pesquisador que faz parte da equipe de trabalho.

Novos desafios

A homologação do CECP para realizar este trabalho ocorreu no ano passado, após participação da instituição em edital do Iphan. À época, o instituto destacou que o CECP apresentou um plano de trabalho consistente, contendo metas, forma de execução e prazos determinados, além de uma forma clara para utilização dos recursos.

Quando da seleção do CECP, o Iphan também salientou que a instituição possui grande experiência com trabalhos relacionados à identificação e à promoção do patrimônio cultural imaterial, lembrando dos ótimos resultados obtidos com uma outra pesquisa realizada pela instituição entre os anos de 2015 e 2017, sobre os Congados no estado de São Paulo.

“Esse trabalho sobre o Samba de Bumbo consolida o papel e a importância do CECP no cenário do estudo, divulgação, apoio e fomento das manifestações da cultura popular, além de habilitar a instituição para novos desafios”, ressalta Ricardo Savastano, presidente da organização criada em 1999.

Além deste projeto, o CECP é gestor de vários outros projetos, entre eles o Museu do Folclore de São José dos Campos, mediante termo de colaboração firmado com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e o projeto Ecomuseu+, desenvolvido com patrocínio da Petrobras. 

CECP de São José dos Campos
Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318 / 3924-7354