terça-feira, 6 de agosto de 2024

Mestre Ulisses comanda ação formativa no Museu do Folclore nesta quinta-feira (8)

Mestre Ulisses é artista, compositor, 
cantor e ator, além de produtor cultural e musical

Referência da cultura popular nordestina, o conhecido Mestre Ulisses, 50 anos, tem muitas histórias para contar, inclusive sobre seu próprio nome que, na verdade, é Olício João da Silva. Ele estará pela primeira vez em São José dos Campos nesta quinta-feira (8), para conduzir uma ação formativa no Museu do Folclore.

A atividade integra a trilha formativa do Mês do Folclore 2024 (de 13 a 30 de agosto, com o tema raízes musicais) e será destinada a profissionais da área de educação – especialmente professores que acompanharão as escolas participantes da programação – e pessoas que valorizam as culturas da infância.

O encontro é gratuito e acontece as 15h, sem necessidade de inscrição.

Perfil

Mestre Ulisses é artista, multi-instrumentista, compositor, cantor e ator; além de produtor cultural e musical. Ele conduzirá uma vivência sobre o Coco de Roda, tradição da qual é guardião, herança cultural que procura aprimorar por meio da oralidade, sem perder os fundamentos ao longo do tempo.

Mestre de Coco de Roda e de Capoeira, Ulisses estende sua atuação de maneira regional, nacional e até internacional, disseminando conhecimento, tradições e promovendo a cultura popular. É fundador do Grupo de Capoeira Lua de São Jorge (Olinda, PE), onde realiza um trabalho sócio educativo com crianças da comunidade.

Nome difícil

“Quando eu nasci, meus pais quiseram homenagear um rapaz que foi criado por eles, que se chamava Ulisses e foi embora sem deixar notícias. Mas no cartório os funcionários não entendiam a pronúncia correta do nome e depois de algumas tentativas, acabaram registrando Olício”, conta o Mestre Ulisses.  

Com o tempo, a dificuldade de pronúncia passou para o nome de batismo. “Apesar da minha família me chamar por Olício, as pessoas na rua não entendiam bem e eu acabei ganhando o nome que meus pais tanto queriam que eu tivesse, Ulisses. Aí foi ficando e eu fui deixando”, destaca.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

  • Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
  • www.museudofolclore.org