quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Museu do Folclore realiza Mostra Rios nos dias 6 e 13 de setembro, com a exibição de 2 filmes

A atriz Diana Mattos faz o papel de 
Betânia no filme com mesmo nome
Fotos: Fábio Larozza

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, nos dias 6 e 13 deste mês, a Mostra Rios, com a exibição gratuita de dois filmes de longa duração que serviram de referência para a definição do tema (Paraíba do Sul: Caminhos do rio, vozes do vale) e da programação do Mês do Folclore deste ano.

O primeiro filme a ser exibido será Betânia, dia 6, às 17h, no Museu Municipal de São José dos Campos, com direção de Marcelo Botta. O segundo, O rio do meu quintal, dirigido pelo diretor Daniel Felipe Paiva, será exibido no Museu do Folclore, dia 13, às 15h. Não há necessidade de reserva ou retirada de ingressos.

Sinopses

Betânia retrata a história de uma mulher de 65 anos, matriarca de uma grande família que trabalha como parteira. Após a morte do marido, suas filhas a convencem a voltar para a aldeia onde nasceu e onde o resto da família ainda vive, na orla das dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Movida pelo som ancestral do Bumba Meu Boi e pela força da comunidade, Betânia tenta reconstruir sua vida e renascer, deixando para trás uma vida simples e agrária, encontrando uma sensação de pertencimento nesse lugar marcado pela mistura da modernidade e da tradição.

Em meio a esta nova realidade, a mulher encara os desafios e os confortos de uma existência com internet e energia elétrica, uma mudança que também a coloca no caminho de uma transformação pessoal.

Ficha Técnica

Direção: Marcelo Botta. Elenco: Diana Mattos (Betânia), Tião Carvalho, Caçula Rodrigues, Nádia D’Cássia, Michelle Cabral, Ulysses Azevedo, Vitão Santiago, Enme Paixão e Rosa Ewerton Jara. Roteiro: Marcelo Botta. Duração: 2h03. Gênero: Drama. Acessibilidade: Audiodescrição, Legenda descritiva e Libras. Classificação: 12 anos.

O Rio do Meu Quintal é um documentário sobre a relação da população local com o Rio Paraíba do Sul. Histórias de vida da população ribeirinha, lendas, causos e esforços para a conservação ambiental na região são contadas a partir da cidade de Jacareí (SP).

Em tom poético-reflexivo, o filme revela, por meio de imagens históricas e da fala de moradores e ambientalistas, os contrastes de gerações que lutam pela preservação de um dos principais rios do Brasil.

Ficha Técnica

Direção: Daniel Felipe Paiva. Produção: Moeté Filmes. Pesquisa e Roteiro: Érico Pagotto e Daniel Felipe Paiva. Direção e Produção Executiva: Daniel Felipe Paiva. Direção de Fotografia: Glaucia Faria. Acessibilidade: Audiodescrição, Legenda descritiva e Libras.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

  • Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
  • www.museudofolclore.org