Com o início das aulas nas redes pública e privada, o Museu do Folclore Angela Savastano retomou o agendamento para visitas em grupo, suspenso em janeiro em razão do período de férias. O processo continua sendo feito de forma eletrônica, por meio do site do museu.
As visitas às exposições de longa duração e temporária, bem como à biblioteca e brinquedoteca, podem ser feitas de terça a sexta, das 14h às 17h. Havendo interesse por alguma atividade extra, ligada ao folclore, o solicitante deve informar durante o agendamento.
O atendimento aos grupos agendados, escolares ou não, é feito pelo Setor Educativo do museu, responsável pelas orientações e mediações durante as visitas. O controle dos agendamentos e o contato com as escolas também é realizado pelo mesmo setor.
Maior número em agosto
Em 2025, o museu recebeu 4.586 pessoas – entre alunos e professores – por meio da visita agendada. A maior parte delas – 3.034 – foi registrada em agosto, quando ocorre a programação especial do Mês do Folclore, voltada preferencialmente para escolas do município.
No caso das visitas espontâneas, elas também podem ser feitas aos sábados e domingos, das 14h às 17h, bem como algumas atividades permanentes que ocorrem neste período. No total, passaram pelo museu no ano passado 27.187 visitantes.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
- Museu do Folclore Angela Savastano
- Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
- (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
- www.museudofolclore.org
