quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Projeto Ecomuseu é apresentado em evento da Abremc realizado em Maranguape, no Ceará

Participantes de III Jornada realizada em
agosto de 2014 em São José dos Campos
As experiências vividas pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) com o Projeto Ecomuseu Campos de São José, desde março de 2015, será relatada durante a IV Jornada de Formação em Museologia Comunitária, que acontece de 24 a 27 de novembro em Maranguape (CE). O encontro tem como tema 'Criando cidades e comunidades educadores' e é organizado pela Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc). 

O objetivo da jornada é incentivar uma formação museológica em torno dos conceitos de patrimônio material, imaterial e natural. A programação é composta por oficinas, palestras e apresentações artísticas. A intenção é reunir museólogos, professores, pesquisadores e produtores culturais como o público das comunidades tradicionais e seus agentes de desenvolvimento.

A presidente do CECP, Angela Savastano, e a coordenadora do projeto, Maria Siqueira Santos, farão o relato das experiências do Ecomuseu Campos de São José apresentando a vivência intitulada 'Saberes e Fazeres: Caminhos para a Cidadania nos territórios educativos dos Ecomuseus e Museus Comunitários'.

O Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido pelo CECP, tem patrocínio da Petrobras/Governo Federal e apoio da Prefeitura de São José, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Museu do Folclore de São José dos Campos, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional de Folclore (CNF).