quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Trabalhos da ‘vendinha’ do Museu do Folclore são mostrados no Tocantins

Janice Aboim, do CECP, e Francine Garcia, Gerente de Marketing e 
Eventos do Convention & Visitors Bureau, com as peças adquiridas
Cinquenta peças de artesanato, expostas e comercializadas na vendinha do Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), foram parar em Palmas, no Tocantins, neste mês de agosto. Elas fizeram parte do acervo cultural de São José dos Campos, apresentado pelo Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), da Prefeitura de São José, em solenidade que escolheu Salvador como sede do 18º Congresso da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

São José dos Campos vinha concorrendo, há dois anos, para ser a sede do evento em 2012, mas não obteve a preferência dos jurados, que também não escolheram a outra finalista, Fortaleza. As peças de artesanato, feitas em argila e pintadas com tinta plástica, são da Dona Lili e Dona Maria José, figureiras e representantes da cultura popular joseense. Elas foram adquiridas e doadas ao Cedemp pelo escritório do Convention & Visitors Bureau São José dos Campos e Região.

A ‘vendinha’ do Museu do Folclore reúne, atualmente, trabalhos de onze artistas do município: Dona Maria José, Dona Lili, José Augusto, Joaquim, Pedro, Donizeti, Luiz, Aurora, Ivanir, Oto e Adão Silvério (todos são conhecidos pelo primeiro nome ou apelidos). São peças feitas em argila, brinquedos de madeira e lata, em palha de milho, em taboa, bruxinhas de pano, com aproveitamento de sementes e pinturas Naif. Os trabalhos, além de ficarem expostos, também estão à venda no local ou por encomenda.

Os dias e horários de funcionamento da ‘vendinha’ são de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos ela não abre. O Museu do Folclore fica no Parque da Cidade, na Avenida Olivo Gomes, 100, em Santana. Mais informações pelo telefone 3924-7318.