sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Doce de banana, peças de taboa e música caipira, no Museu Vivo deste domingo

Secagem da taboa
Que tal observar e aprender a fazer doce de banana e peças de artesanato com taboa (planta aquática típica de brejos e várzeas); e, ainda, poder ouvir música caipira da região do Vale do Paraíba? Estas atividades fazem parte do Projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e acontecem neste domingo (26), das 14h às 17h, no Parque da Cidade. Esta é a última edição de fevereiro e a terceira do ano.

O doce de banana ficará a cargo de Vera Lúcia de Souza, do bairro Campos de São José; a utilização da taboa para fazer peças de artesanato será mostrada por Luiz Pereira dos Santos, do bairro Altos de Santana; e a dupla Dalvito e Simonito, do Putim, vão animar o ambiente. Todas as atividades acontecem do lado externo do Museu do Folclore e são gratuitas.

“A proposta é que a comunidade observe como os ‘fazedores’ desenvolvem o seu conhecimento, conversando e questionando cada um deles; e aprendendo como se faz. É a cultura popular sendo vivenciada em sua essência”, explica a presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), Angela Savastano, entidade responsável pela condução do projeto.

Além do Museu Vivo, o CECP também é responsável pela administração de outros projetos desenvolvidos em parceria com a FCCR e ligados ao Museu do Folclore. O Museu Vivo é realizado sempre aos domingos à tarde, reunindo ‘fazedores’ de artesanato, culinária e música.

Serviço: Museu do Folclore – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

Foto: www.idese.org