O Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), deve assinar, ainda neste ano, dois contratos de cooperação técnica com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, com sede no Rio de Janeiro e ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os contratos envolverão o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), responsável pela administração do Museu do Folclore.
A informação deve ser veiculada durante o Encontro de Museus do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que ocorre nesta sexta-feira (18), em Taubaté. Na ocasião, o Museu do Folclore será apresentado como um dos museus bem sucedidos da região, ao lado do Museu de Arte Sacra de Taubaté, Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato e Museu de Antropologia de Jacareí.
Um dos contratos possibilitará que exposições temporárias da Sala do Artista Popular, realizadas pelo Centro Nacional, venham para São José dos Campos. O outro contrato diz respeito à implantação de um programa educativo, específico para crianças em idade pré-escolar.
História e outros projetos
Na apresentação, a presidente do CECP, Angela Savastano, e a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia, também falarão sobre a criação do museu e os atuais programas e projetos em andamento. Entre eles a atividade realizada em agosto, mês do folclore, e o lançamento de mais uma publicação (22ª edição) da Coleção Cadernos de Folclore, que este ano terá como tema o Projeto Museu Vivo.
O Museu do Folclore foi criado em 1996 pela FCCR, mas seu projeto foi concebido em 1987 pela extinta Comissão Municipal de Folclore de São José dos Campos, com o objetivo de formar, informar e divulgar o folclore da região. Sua instalação no Parque da Cidade Roberto Burle Marx aconteceu entre 1997 e 1999, período que também foi criado o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
Representantes
O encontro reunirá representantes de vários museus da região para discutir, divulgar e refletir questões comuns às instituições, como formação de um público cada vez mais consciente e a importância dos museus para o meio acadêmico e comunidade em geral. As atividades acontecem durante todo o dia, das 8h às 19h, no auditório do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (Unitau).
A realização do encontro é da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da região administrativa de São José dos Campos do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem), e Universidade de Taubaté (Unitau).
Serviço: Departamento de Ciências Sociais e Letras – Avenida Rio Branco, 22, Centro, Taubaté. Informações: (12) 3921-4112 ou (12) 9711-4588.
