quarta-feira, 16 de maio de 2012

Museu do Folclore escolhe ‘A loira do banheiro’ para leitura dramática na Semana de Museus

A imaginação será a tônica da atividade de leitura dramática que o Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), preparou para esta quinta-feira (17) como parte da programação da 10ª Semana de Museus (de 14 a 20 de maio). Um grupo de 160 alunos, com idade entre 9 e 11 anos, de quatro escolas públicas do município participará da atividade, que tem como objetivo incentivar a leitura.

O texto escolhido para a leitura dramática, ‘A loira do banheiro’, é uma lenda urbana (*) e foi extraído do livro Medo? Eu, hem?, do escritor cearense Manoel Moreira Júnior ou Moreira de Acopiara (cidade onde nasceu). A obra reúne outras histórias do folclore brasileiro transformadas pelo autor em poemas de cordel. A leitura dramática será feita pelos atores Rômulo Scarinni e Lucilene Dias, do grupo Teatro do Rinoceronte.

As escolas participarão da atividade nos seguintes horários: 9h – EE Rui Rodrigues Dória, 10h30 – Legião da Boa Vontade, 14h – EE Najila Jamile Santos, 15h30 – EMEF Vera Lúcia Carnevalli. Além da leitura dramática, os alunos também visitarão a Biblioteca Maria Amália Giffoni e a exposição de longa duração do Museu do Folclore.

A Semana de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura. A 10ª edição tem como tema ‘Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações’, e está sendo desenvolvido em mais de 3.400 eventos em todo o Brasil. 

(*) Lendas urbanas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, geralmente divulgadas de forma oral, que constituem um tipo de folclore. Muitas são bem antigas, tendo sofrido pequenas alterações ao longo dos anos, como é o caso da ‘Loira do banheiro’, uma lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros, que costuma ser vista em banheiros, local onde teria se suicidado ou assassinada.

Serviço: Museu do Folclore – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.