segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Centro de Estudos da Cultura Popular elege nova diretoria executiva para mais dois anos

Ricardo Savastano, oitavo presidente
O economista Ricardo Savastano é o novo presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos. 

Ele passou a ocupar o cargo da folclorista Angela Savastano, que assume a vice-presidência da instituição, ao lado do produtor cultural Cristovão Cursino, eleito novo diretor administrativo financeiro. A eleição ocorreu no dia 15 de dezembro de 2017 e o mandato é de dois anos.

Ricardo Savastano ressalta a seriedade do trabalho realizado pelo CECP desde sua criação, conduta que garante credibilidade à instituição, permitindo sólidas parcerias com o poder público e a iniciativa privada. “Em 18 aos de existência, o CECP já realizou muita coisa e ainda pretendemos avançar mais, contando sempre com o apoio da sociedade”, enfatizou.

Angela Savastano é uma das principais responsáveis pela criação do CECP, tendo assumido sua presidência em quatro oportunidades. A folclorista fez parte da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural e uma das grandes incentivadoras da constituição do Museu do Folclore. “Tenho muito orgulho em poder ver que o trabalho que começamos lá atrás continua rendendo bons frutos em prol da cultura popular”, destacou.

Cristovão Cursino diz que se sente orgulhoso por voltar a fazer parte da diretoria da instituição e destaca o quanto é importante para a sociedade que o CECP mantenha sua trajetória e os valores que cultiva desde o início. “Apesar de a cultura popular nem sempre ter sua importância reconhecida, boa parte do descaminho que a sociedade vive hoje é por não saber preservar sua própria cultura”, lembra.

História

Em 18 anos de existência (de 1999 a 2017), contando com o resultado da recente eleição, oito pessoas já assumiram o cargo de presidente da instituição: Maria Helena Weiss, Dagmar Siqueira, Lúcio Antonio Barbosa de Carvalho, Leila Gasperazzo Ignatuis Grassi, Jubel Raimundo Cardoso, Angela Savastano, Vera Maria Almeida Rodrigues da Costa e Ricardo Savastano.

O CECP atua na área da cultura popular desde 1999, quando foi criado. Atualmente, entre outras atividades, a instituição é responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, espaço criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com quem mantém convênio de parceria.