segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Museu do Folclore encerra Ciclo de Natal dia 27 com a presença de 13 Folias de Reis da região

Momento da celebração religiosa, quando acontece a benção das bandeiras
Foto:
Paulo Amaral/FCCR
O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos receberá, no dia 27 de janeiro, das 9h às 17h, a visita de 13 Folias de Reis da região. Os grupos integram a 22ª Chegada das Bandeiras e a manifestação marcará o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio do museu. A atividade é aberta ao público.

A programação também prevê a realização de uma celebração religiosa, às 11h, que será conduzida pelo diácono Oscar Ivo, da Paróquia de Santana (região norte). Na ocasião haverá uma benção das bandeiras das Folias de Reis.

O presépio do museu foi aberto no dia 2 de dezembro e permanecerá aberto para visitação até o dia 27, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Desta vez, o presépio foi montado pela senhora Maria Aparecida Ferreira, moradora do Campos de São José (região leste), com auxílio da sua filha Simone.

Folias Participantes

São José: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jd. Satélite), Cia Irmandade Santos Reis (Novo Horizonte), Folia de Reis São Vicente de Paula (Vila São Geraldo), Folia de Reis Estrela de Belém (Jd. Telespark), Folia de Reis de Santana (Santana), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha (Buquirinha) e Cia. dos Três Reis Estrela do Oriente (Vila Terezinha).

Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente, Folia de Reis Estrela do Oriente e Folia de Reis Nossa Senhora de Guadalupe. Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento. Caçapava: Folia de Santos Reis.

O Museu do Folclore é ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de São José dos Campos
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318 - www.museudofolclore.org