sexta-feira, 28 de junho de 2024

Banda Cabelo de Milho comanda último Museu Vivo Junino, com direito a bolinho caipira

Banda Cabelo de Milho será a atração da música neste domingo

O Museu do Folclore de São José dos Campos encerra, neste domingo (30), o Museu Vivo Junino, onde o público poderá participar de uma genuína vivência da cultura popular regional, desfrutando do clima de uma das festas mais tradicionais do Brasil. A atividade acontecerá na área externa do museu, das 14h às 17h.

A atração musical será a Banda Cabelo de Milho, criada em 1996 e formada pelos músicos Nilton Blau (canto, viola, cavaquinho e violão), mestre Kardec Gonzaga (acordeon e gaita), Natanael Du, Rafael Silva e Denilson de Paula (percussão).

O grupo promete uma sonoridade única e muita interatividade com o público, com ritmos conhecidos das festas juninas e canções autorais, oferecendo um momento de encontros, de cantos e sorrisos.  

Bolinho caipira

Na culinária, a paranaense Rosangela Maria Machado, 60 anos (foto ao lado), fará um dos quitutes mais procurados nesta época do ano, o bolinho caipira, receita que ela confessa ser o seu forte na culinária. “Eu aprendi a fazer bolinho caipira com uma amiga da minha irmã” explica ela.

Rosangela conta que aprendeu a cozinhar quando trabalhou como doméstica e hoje faz caldinhos, vaca atolada e outros pratos salgados, além de doce de leite e arroz doce. Ela mora há 25 anos no bairro rural Pau de Saia, na região norte da cidade.

Artesanato

“Quando eu era criança ficava embaixo da mesa da máquina de costura da minha mãe, costurando os detalhes dos panos e tecidos pra ela”, recorda a piauiense e educadora Marisa Sirqueira da Silva, 52 anos (foto abaixo), outra participante do Museu Vivo deste domingo.

Marisa aprendeu o artesanato pela vivência com sua mãe, Maria do Socorro, a Nazaré, que durante a infância compartilhava com os 7 filhos (naturais e adotivos) os fazeres da vida simples.

Marisa se considera uma artista e nunca para, mesmo cuidando dos 2 filhos e trabalhando como educadora. Vive para cima e para baixo com suas sacolas repletas de feltros, tecidos, agulhas e linhas porque sempre que pode para fazer alguma arte.

Gestão

Instalado no Parque da Cidade desde 1997, o Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

  • Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 - Santana
  • (12) 3924-7318 ou (12 ) 3924-7354
  • www.museudofolclore.org