quarta-feira, 3 de julho de 2024

Acervo do Museu do Folclore ganha 11 publicações do pesquisador João Rural

Livros e revistas doadas foram incorporados à biblioteca

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu uma doação de 11 publicações, entre livros e revistas, de autoria do jornalista e pesquisador João Evangelista de Faria, o João Rural (já falecido). A doação foi feita pelo Instituto Chão Caipira Malvina Borges de Faria, de Paraibuna.

Entre as obras estão alguns exemplares da revista Cultura Rural (que circulou em 2000) e dos livros Sabores do Tempo dos Tropeiros (2001), No Fundo do Tacho – Histórias e Receitas da Gastronomia Caipira do Vale do Paraíba (2013), Templo das Águas e das Tradições (2007) e João Rural – 40 Anos de Imagem (2010), ambos de fotografia.

Todo o material está sendo catalogado para ser inserido ao acervo da biblioteca do museu Maria Amália Corrêa Giffoni. Posteriormente, as obras serão colocadas à disposição do público, tanto para leitura na própria biblioteca como empréstimo às pessoas que já possuem cadastro.

Perfil

João Rural (foto ao lado) é natural de Paraibuna e faleceu aos 64 anos. Dedicou sua vida à defesa, preservação, fortalecimento e divulgação da cultura caipira. Em 40 anos de pesquisa, reuniu um acervo de 300 horas de vídeo e filme 8mm, 70.000 fotos e 7.000 páginas de livros, jornais e revistas, onde foi redator, fotógrafo, revisor e editor.

Todo este acervo foi doado por João Rural, ainda em vida, ao Instituto Chão Caipira, criado pela família do pesquisador, como forma salvaguardar as pesquisas e o material editorial e videográfico produzido ao longo do tempo.

Biblioteca

 

A biblioteca é especializada em cultura popular e além de livros, conta com material em áudio, vídeo e fotos, com um total de quase 5.000 documentos relacionados ao folclore e à cultura popular. Este acervo também pode ser pesquisado pela internet.

 

Para empréstimos de livros e outros documentos do acervo, o interessado deve se cadastrar pessoalmente ou por e-mail (bibliotecadomuseu@gmail.com), informando nome completo, e-mail e telefone; além de apresentar (ou anexar) RG ou CNH e comprovante de residência.


Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.