sexta-feira, 5 de julho de 2024

Cultura popular do Vale do Paraíba está de luto, com morte do Mestre de Moçambique Zé Maria

Zé Maria em plena atividade no grupo de Moçambique
Foto: TV Cidade Taubaté

Morreu na última quarta-feira (3), aos 81 anos, José Maria Bonifácio, o Zé Maria, Mestre de Moçambique da Cia. União Folclorista de São Benedito, do Bairro do Belém, em Taubaté.

“Zé Maria é uma referência entre os grupos de Moçambique e Congadas do Vale do Paraíba Paulista, bem como de todo o Estado de São Paulo. Nascido em São Luiz do Paraitinga, Zé Maria possuía muitos saberes e fazeres ancestrais”, destaca o historiador Fábio Bueno.

Ainda segundo Fábio Bueno, “antes de ser Mestre, Zé Maria também foi Capitão de linha e de voz de Moçambique, além de ser um violeiro de mão cheia quando tocava modas e ponteados que aprendeu na vida rural da sua cidade natal”, enfatiza.

Zé Maria fez parte do Inventário dos Congados do Estado de São Paulo, realizado pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), a pedido do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Ele também está presente no livro “Congadas e Moçambique no Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte”, 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos (páginas de 222 a 229).

O CECP e o Museu do Folclore se solidarizam com a família de Zé Maria e destacam a sua importância para a cultura popular e o folclore da região.