BIBLIOTECA

Biblioteca tem um acervo com mais de quatro mil documentos
Foto: Renata Sparapan

A biblioteca do Museu do Folclore, que leva o nome da pesquisadora Maria Amália Corrêa Giffoni, é especializada em cultura popular e, além de livros, o acervo conta com material em áudio, vídeo e fotos, com um total de mais de 4.000 documentos voltados à cultura popular.

As primeiras obras que constituíram o acervo da biblioteca foram doadas ao CECP em 1997, pelas folcloristas Angela Savastano e Maria Helena Weiss, ex-integrantes da Comissão Municipal de Folclore da FCCR e idealizadoras do Museu do Folclore. Além delas, a pesquisadora Maria Amália Giffoni também doou ao CECP todo o seu acervo pessoal, após conhecer o trabalho realizado no museu.

Conheça o Regimento Interno da biblioteca. 

PESQUISAR ACERVO

O acervo da biblioteca também pode ser pesquisado via internet, pelo sistema PHL (Personal Home Library). A busca pode ser feita por autor, título, assunto ou por outros refinamentos como, tipo de documento, ano e outros itens, acessando o link Preferências (do lado direito da caixa de busca).

Pesquise aqui: https://cecp.phlnet.com.br/

OUVINDO POR ACASO

Dentre as ações da biblioteca, há o projeto ‘Ouvindo por Acaso’, que difunde o acervo sonoro por meio da exibição de músicas da tradição e informações de diferentes manifestações regionais, não somente aquelas do Vale do Paraíba, mas de diversas regiões do país, contribuindo para a riqueza cultural da música brasileira.

Para fazer empréstimos (gratuitos) de livros e outros materiais, os interessados devem se cadastrar pessoalmente, apresentando RG, CPF e um comprovante de residência (originais).