sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Projeto Ecomuseu+ participa de mutirões de limpeza nos Parques Alambari e Senhorinha

Parque Alambari, localizado no Campos de São José
O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), por meio do projeto Ecomuseu+, participa, neste sábado (15), das 9h às 12h, de uma grande mobilização para limpeza dos parques Alambari, no Campos de São José (região leste), e Senhorinha (região sul). A atividade faz parte do movimento Limpa Brasil e ao Dia Mundial de Limpeza; sob coordenação do Instituto Lixo Zero Brasil e tem apoio da Prefeitura.

O Dia Mundial de Limpeza, realizado em 15 de setembro, é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários em todo o mundo para a limpeza de bairros, praias, praças e parques. Surgiu na Estônia, em 2008, e já percorreu mais de 140 países. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

“É muito importante essa articulação em rede mundial porque as pessoas percebem que elas não estão sozinhas, que há um coletivo envolvido", destacou Maria Siqueira Santos, coordenadora do projeto Ecomuseu+. "A ação mostra a preocupação da comunidade com seu território. Quando as pessoas se reúnem para cuidar do seu bairro, elas se apropriam melhor dele e isso só contribui para o caminhar do bairro.”

O projeto Ecomuseu+ tem patrocínio da Petrobras/Governo Federal e atende moradores dos bairros Campos de São José, Jardim Americano e Jardim Diamante, todos localizados na região leste da cidade. Este trabalho de hoje é um dos muitos que o projeto tem realizado nos últimos meses, após o contrato de patrocínio. 

Parques urbanos

Tanto o Senhorinha como o Alambari têm a função de proteger áreas de preservação permanente (APP) de córregos urbanos e proporcionar a integração com a comunidade.

O Senhorinha é um parque linear, com 4.738 metros de extensão, que vai da nascente do córrego do Senhorinha, no Dom Pedro II, até as proximidades da Avenida Guadalupe. Contribui com a drenagem das águas pluviais e a recarga dos aquíferos subterrâneos. Tem pista de caminhada e estações que abrigam equipamentos de ginástica, áreas com brinquedos e mobiliários urbanos.

Com uma área de mata nativa e reflorestamento voltada ao lazer contemplativo, o Parque Alambari tem 11,7 hectares. Conta com trilhas para caminhada, playground, estações de ginástica, campo de futebol, vestiário e quadra.