![]() |
Sala Festas é um dos espaços da exposição de longa duração Foto: Adenir Britto |
Segundo explica a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, “visitas mediadas são uma das principais formas de aproximar o público do museu, estimulando o diálogo e propondo ativamente a troca de conhecimentos inerente à atividade. Aqui no Museu do Folclore, em períodos de normalidade, elas ocorrem de forma cotidiana e presencial com o apoio de profissionais do setor educativo”.
Programação da visita
A visita virtual mediada será realizada nos dias 18 e 19 no período da manhã (das 9h30 às 11h) e nos dias 20 e 21 à tarde (das 14h às 15h30). As vagas são limitadas a 20 alunos por dia. As escolas interessadas em participar devem encaminhar solicitação para o e-mail educativo.museudofolclore@gmail.com, entre os dias 11 e 13, com as seguintes informações: nome da escola, endereço, telefone, e-mail e número de participantes.
Além desta visita virtual mediada, a programação do Museu do Folclore prevê um bate-papo com convidados (dia 17), para discussão do tema deste ano (O futuro dos museus: recuperar e reimaginar) e o lançamento de um e-book voltado aos educadores (dia 22), intitulado ‘Além da Mula sem Cabeça’.
A 19ª Semana Nacional de Museus é uma promoção do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), envolvendo museus de todo o Brasil. O tema é escolhido, anualmente, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.
Museu do Folclore de São José dos Campos
Av. Olivo
Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)