No dia 24, em particular, o CECP aproveita o momento para fazer o lançamento virtual da terceira edição do projeto Ecomuseu dos Campos de São José que, mais uma vez, será desenvolvido em parceria com a Petrobras, mediante convênio assinado no mês de agosto. O encontro terá representantes do CECP/Ecomuseu, das instituições parceiras e da comunidade, com transmissão pelo Facebook do Ecomuseu, a partir das 19h30.
“Ao inserirmos nossa ação local numa programação nacional, estamos dando ainda mais visibilidade ao projeto”, enfatiza Maria Siqueira Santos (foto), gestora do Ecomuseu. A edição deste ano da Primavera de Museus, segundo informações do IBRAM, conta com a participação de 685 museus de 25 estados e 296 cidades, com um total de 1.760 eventos.
Trilha virtual e plantio de mudas
Para os dias 29 e 30 a programação será voltada para estudantes, com um passeio por uma ‘trilha virtual do patrimônio’, utilizando ferramentas de georreferenciamento. A intenção é compartilhar informações e histórias sobre patrimônios locais (como do centro histórico, do Parque Vicentina Aranha e do complexo da Tecelagem Paraíba) e naturais da região leste e sudeste da cidade.
Também no dia 30, com apoio da Prefeitura, será feito o plantio de 30 mudas de árvores nativas na APP (Área de Proteção Ambiental) do rio Alambari, no Parque Alambari, localizado no bairro Campos de São José. O plantio começará às 9h e faz parte da 1ª Semana Vicente Carlos Corrá, atividade que marca a reinauguração de um viveiro de mudas no local (Florestinha).
Projeto
O Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e parceria da Petrobras, por meio do Programa Socioambiental. Suas atividades abrangem, de forma específica, 17 bairros localizados nas regiões leste e sudeste do município joseense.
O projeto visa desenvolver o protagonismo ambiental nos moradores desses bairros, por meio de ações de valorização e fomento das culturas populares, dos saberes e fazeres do dia-a-dia, que evidenciam processos históricos, identidades culturais, enraizamentos e empoderamentos sociais.
“Em seu plano de trabalho, apresenta uma série de atividades de educação patrimonial e ambiental que colaboram com as instituições parceiras, no objetivo comum de promover a cidadania e desenvolver a sustentabilidade, a fim de garantir um planeta habitável para as gerações futuras”, ressalta Maria Siqueira Santos.
CECP/Ecomuseu dos Campos de São José
Tel.: (12) 98264-5960
Blog: www.cecpdesaojose.blogspot.com
Face: https://www.facebook.com/ecomuseusjc
E-mail: ecomuseu@cecp.org.br

