quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Museu do Folclore reúne Folias de Reis para discutir forma de participação no Ciclo de Natal

Folia de Reis participa da Chegada das Bandeiras em janeiro de 2020

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, neste sábado (16), às 15h, uma reunião com mestres de Folias de Reis para discutir a forma de participação dos grupos na abertura e fechamento do presépio, que acontecem no início e no encerramento do Ciclo de Natal, entre os meses de dezembro e janeiro.

No Ciclo de Natal de 2020/2021, em razão da pandemia da covid-19, as manifestações dos grupos foram substituídas por uma exposição virtual, um documentário e um bate-papo virtual sobre Folias de Reis. Apenas o presépio foi montado de forma presencial e permaneceu aberto para visitação durante o período. 

Com a reabertura do museu e a retomada das atividades presenciais, a partir de setembro deste ano, a expectativa é de que o Ciclo de Natal possa ser realizado com a presença das Folias de Reis. “Mas, para que isso aconteça, a ação será planejada com os foliões e precisará da concordância dos mestres”, enfatiza a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

Durante o período em que esteve fechado, o Museu do Folclore continuou atuando de maneira virtual, realizando seus principais projetos como Museu Vivo, Dialogando com o Folclore, Mês do Folclore, Semana e Primavera de Museus e lançamento de um novo volume da Coleção Cadernos de Folclore.

Tanto a montagem do presépio como as manifestações das Folias de Reis, no Ciclo de Natal, acontecem no Parque da Cidade, onde o museu está localizado. E mesmo sendo um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org