quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Museu Vivo de domingo mostra artesão que transforma latinhas de alumínio em brinquedos

Pedro Galvão já participou de outras edições do Museu Vivo

Para empresas e pessoas físicas que trabalham com a coleta ou comercialização de produtos recicláveis, as latinhas de alumínio significam uma boa fonte de faturamento e renda. Para outros, como o artesão Pedro Galvão de Moura, 79 anos, elas têm um outro significado. Ele cria e monta diferentes objetos, principalmente brinquedos, utilizando o material como matéria prima.  

Nascido em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, Pedro Galvão mora na Vila Maria, em São José dos Campos, onde faz brinquedos e utensílios em miniatura, todos de lata. O desejo surgiu por acaso, quando já era adulto, após ganhar da esposa uma panela de pressão em miniatura e feita de lata. Inquieto, passou a se questionar se conseguiria fazer igual ou até melhor.

O resultado veio com o tempo e à medida que sua habilidade crescia, ele não parou mais. Hoje, já são muitas peças em miniatura e até maiores, como caminhões e aviões. Uma sabedoria que ele faz questão de compartilhar com as pessoas, como vai fazer neste último domingo de outubro (31), quando participará de uma nova edição do Museu Vivo, no Museu do Folclore de São José dos Campos.

A atividade será realizada na área externa do museu, entre 14h e 17h, onde ele poderá mostrar as suas peças e conversar com o público que quiser conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho. O Museu Vivo é um dos projetos realizados pelo Museu do Folclore ao longo do ano e acontece sempre em dois domingos do mês, no período da tarde.

Neste mesmo horário inclusive, o público também pode visitar as exposições permanente e temporária do Museu do Folclore, que fica no Parque da Cidade. Durante a semana, as visitas espontâneas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular).

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org