quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Transversalidade entre saberes populares e novas tecnologias reúne folclorista e físico

A folclorista Angela Savastano
O Parque Vicentina Aranha exibi, hoje (7), às 19h, pelas suas redes sociais, um diálogo entre a folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos, Angela Savastano, e o físico Roberto Stempniak. O encontro proporcionou um bate-papo interessante a respeito das perspectivas de futuro e as expectativas de desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, considerando a transversalidade existente entre os saberes tradicionais e as novas tecnologias.

O diálogo foi mediado pelo físico Carlos Alexandre Wuensche, chefe da Divisão de Astrofísica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e marca a participação do Parque Vicentina Aranha na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema ‘A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta’. A promoção é do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Criação

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento criado em 2004, com objetivo de destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil. Desta forma, as ações visam, também, o fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não formal e informal, divulgando o conhecimento científico e tecnológico.

Perfis

 Roberto Stempniak                  Carlos Alexandre

Angela Savastano também é vice-presidente do CECP (Centro de Estudo da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore. Roberto Stempniak também é doutor em Engenharia Eletrônica e Computação e mestre em Física pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), além de ter pós-doutorado como Guest Worker no National Bureau Of Standards. Carlos Alexandre Wuensche tem mestrado e doutorado em Astrofísica pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Redes sociais do Parque Vicentina Aranha:

www.facebook.com/parquevicentina

www.youtube.com/parquevicentina