Mariana da Costa Carvalho, 18 anos, iniciou sua caminhada como violeira ainda aos 9 anos. Quando o irmão Júlio Nero da Costa (hoje com 14 anos) chegou aos 7 anos formaram a dupla e passaram a compartilhar os seus saberes em diferentes lugares, além de festas familiares e da Prefeitura.
Os dois sempre gostaram muito de música de vários estilos (sertanejo, pagode, rock e MPB); e apesar de não terem crescido na roça, frequentaram bastante o sítio dos avós, no Paraná. O convívio com a plantação de tomate e a criação de porcos fez com que descem valor à cultura popular.
Aos 73 anos, a mineira Cândida Bernardes (foto ao lado) volta a participar do Museu Vivo, para mostrar o fuxico mineiro, artesanato que aprendeu com sua mãe, quando ainda era criança, e que é diferente pelo produzido por aqui. “O fuxico paulista é franzino, redondo e o que eu faço tem molde”, explica Cândida.
Gestão
O Museu Vivo é um dos muitos projetos realizados pelo Museu do Folclore ao longo do ano. A atividade reúne diferentes representantes da cultura popular local e regional e acontece duas vezes por mês, aos domingos à tarde.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de
SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354